Cursos
Desde 1995 ministrando cursos no Pico do Gavião - Águas da Prata - SP / Andradas - MG, a FLY BRAZIL realiza seus cursos o ano todo, colocando a disposição de seus alunos instrutores capacitados, habilitados e com disponibilidade os sete dias da semana, proporcionando a comodidade para que cada aluno possa agendar suas aulas, de acordo com suas disponibilidades. As aulas podem ser realizadas individualmente, ou em grupos de no máximo seis pessoas, sendo necessário apenas que os alunos sejam maiores de 16 anos e gozem de plenas condições físicas e mentais.
APRENDA VOAR COM QUEM SABE ENSINAR!!!
Obs: Para o curso de parapente, será exigida dos alunos menores de 18 anos, autorização por escrito e com firma reconhecida dos pais, ou responsáveis.
Clique nos cursos abaixo para maiores informações.
Para o curso básico, nossa escola fornecerá todos os equipamentos e materiais didáticos necessários para o aprendizado. Para a realização do primeiro voo solo do aluno, são necessários em média entre 10 e 12 dias de treinamentos, podendo este numero sofrer variações devido à capacidade física e de aprendizado de cada aluno. As aulas são realizadas em campo aberto e por este motivo, é essencial que as condições climáticas estejam favoráveis para os treinamentos.
As primeiras aulas são realizadas em local plano no Pico do Gavião e só depois de total controle dos equipamentos em solo, o aluno vai tirar os pés do chão e pilotar o equipamento realizando voos duplos acompanhados do instrutor para aperfeiçoamento das técnicas de decolagem, pilotagem, navegação e pouso.
Objetivos do curso básico:
Através de um conteúdo teórico e de uma série de exercícios práticos, ao finalizar o curso básico, o aluno deverá: identificar, preparar e checar os equipamentos, equipar-se, inflar e controlar o parapente em solo, realizar voos duplos acompanhado do instrutor pilotando o equipamento, realizar o primeiro voo solo no Pico do Gavião, visualmente acompanhados e monitorados através de rádios de comunicação pelos instrutores.
Conteúdo teórico:
Nomenclatura dos equipamentos;
Cuidados e manutenção dos equipamentos;
Importância e funcionamento dos equipamentos de segurança (Pára-quedas de emergência, capacetes, proteções dorsais, botas, luvas, óculos e rádios de comunicação);
Noções básicas de aerodinâmica;
Noções básicas de meteorologia;
Técnicas de decolagens;
Técnicas de pilotagem;
Técnicas de aproximação para pouso;
Legislação aeronáutica;
Regras de tráfego aéreo.
Conteúdo prático:
Preparação, checagem e montagem dos equipamentos;
Inflado de frente;
Inflado invertido;
Controle dos equipamentos em solo;
Voo duplo instrucional do Pico do Gavião pilotando o equipamento acompanhado do instrutor;
Primeiro voo solo do Pico do Gavião.
Dias e horários:
A FLY BRAZIL disponibiliza instrutores os sete dias da semana e as aulas são realizadas após as 15:00 horas no Pico do Gavião. Na FLY BRAZIL, o aluno pode agendar suas aulas de acordo com sua disponibilidade.
Tempo de duração do curso:
O fato de ser um esporte praticado ao ar livre, dependente das condições climáticas e das destrezas e capacidade física de cada aluno, impossibilita-nos de precisar o tempo de duração conclusão do curso. Para um bom aproveitamento do treinamento é ideal que aluno realize ao menos duas aulas semanais e o tempo médio de duração do curso básico mais o intermediário, gira em torno de 10 e 12 meses.
Observação:
Ao iniciar o curso básico o aluno será habilitado como (Aluno Nível 1) e só estará liberado para a realização dos treinamentos e voos solo, quando assistido e monitorado através de radio de comunicação por seus instrutores. O piloto só estará liberado para a realização dos voos sem acompanhamento após ter completado o curso intermediário e estiver devidamente habilitado como (Piloto Nível 1).
Após ter completado o curso básico e realizado o primeiro voo solo do Pico do Gavião, automaticamente o aluno estará ingressado no curso intermediário; para esta fase do curso o aluno deverá estar de posse de equipamento próprio e realizará uma média de 50 voos ainda sobre orientação dos instrutores e monitorado através de rádios de comunicação, onde será treinado para voos de longa duração, aproveitando-se de correntes de ar ascendente (Lifts e Térmicas).
Os equipamentos necessários para este curso são: parapente, selete (cadeira em que o piloto vai acomodado), paraquedas de emergência, capacete e rádio de comunicação.
Objetivo do curso intermediário:
O objetivo do curso intermediário é dar total autonomia ao piloto para a realização de voos em locais que possibilitem a prática do parapente, sem que seja necessário o acompanhamento de instrutores. O aluno, ao finalizar o curso intermediário, deverá: analisar, escolher locais e condições que ofereçam segurança para seus voos, construir um plano de voo e interferir nele quando necessário, identificar e resolver situações de emergência, realizar voos de lift, realizar voos de térmica.
Conteúdo teórico:
Aerodinâmica;
Meteorologia;
Panes e situações de emergência;
Técnicas de pilotagem ativa;
Técnicas para voos de Lift (Voos de permanência aproveitando-se de correntes de ar que sobem as montanhas);
Técnicas para inicialização em voos de térmica (Voos de permanência aproveitando-se de correntes de ar ascendentes causadas pelo aquecimento do solo).
Conteúdo Prático:
Mínimo de 50 voos do Pico do Gavião acompanhados visualmente e monitorados através de rádios de comunicação pelos instrutores em condições climáticas adversas;
Exercícios de pêndulos frontais com o parapente;
Exercícios de pêndulos laterais com o parapente;
Manobras básicas para perda rápida de altitude;
Voos de Lift;
Voos de térmica.
Observação:
Concluído o curso básico + o intermediário e aprovado em prova teórica, o aluno será habilitado como (Piloto N1) e liberado para a prática do espore em qualquer local do país que possibilite o voo com parapente (de acordo com as normas que regem o esporte).
Voos duplos
A FLY BRAZIL realiza voos duplos de parapente diariamente no Pico do Gavião, desde que as condições climáticas estejam favoráveis para a atividade, bastando apenas que os voos sejam agendados com ao menos 24 horas de antecedência.
O voo duplo de parapente tem a duração média de 20 minutos, lembrando que não possuindo um motor, o parapente depende das condições climáticas para adquirir altitude e conseqüentemente, manter-se por mais, ou menos tempo no ar.
O piloto, sempre dentro dos padrões de segurança vai tentar cumprir o tempo estipulado de voo e se as condições climáticas estiverem propícias, realizar o pouso na mesma montanha de onde decolou. Caso não seja possível o pouso na montanha, o piloto escolherá um pouso alternativo e um carro de nossa equipe será deslocado até o local para o translado do passageiro de volta ao Pico do Gavião.
Para a realização do voo duplo, é ideal que o passageiro esteja vestido de roupas confortáveis e obrigatoriamente com calçado fechado (de preferência tênis).
Os passageiros deverão estar portando os documentos de RG e CPF e no caso de passageiros estrangeiros o PASSAPORTE para o preenchimento de um termo de responsabilidade e seguro obrigatório que serão fornecidos no local.
Passageiros a partir de 18 anos.
O limite máximo de peso do passageiro é de 90kg.
Oferecemos também, como cortesia, fotos e filmagem, registradas por uma câmera com imagens Full HD, que dispara fotos automaticamente a cada 2 segundos, registrando cada momento do passeio panorâmico.
AVENTURE-SE COM SEGURANÇA!!! VOE DUPLO COM A FLY BRAZIL!!!
Possuímos uma equipe de pilotos capacitados e devidamente habilitados para esta modalidade esportiva.